Home > Macroeconomia EUA > PIB (EUA) 3º Trimestre de 2021: Crescimento de 2% Fica Abaixo do Esperado

Publicado em 28 de Outubro às 14:51:41

PIB (EUA) 3º Trimestre de 2021: Crescimento de 2% Fica Abaixo do Esperado

O PIB americano cresceu à taxa anualizada de 2%, no terceiro trimestre de 2021. O resultado ficou abaixo da mediana de mercado que era de 2,5%. O resultado no que lhe concerne, representa uma significativa desaceleração em relação ao segundo trimestre de 2021, período em que foi observado um crescimento revisado de 6,7%.

O crescimento do PIB no terceiro trimestre refletiu o impacto do recrudescimento da pandemia que resultou em novas restrições e atrasos na reabertura de estabelecimentos em algumas regiões no país. Além disso, neste período, os pagamentos no âmbito de assistência governamental na forma de empréstimos as empresas, subsídios para governos locais e estaduais, e pagamentos de benefícios sociais – programas de transferência direta de renda – direcionados para as famílias diminuíram. Com o resultado, o PIB americano ficou 1,4 p.p. acima do nível pré pandemia (4º tri de 2019).

Os gastos com consumo pessoal avançaram 1,6%, ante 12% observados no trimestre anterior, contribuindo em 1,09 p.p. para a variação do PIB anualizado. Os gastos pessoais com bens apresentaram forte recuo de 9,2% (ante avanço de 13%) enquanto os gastos com serviços avançaram 7,9% (ante avanço de 11,5%). Observaram-se aumentos também no investimento fixo não residencial (1,8%), nas importações (6,1%) e gastos dos governos locais e estaduais (4,4%). Por outro lado, houve queda no investimento fixo residencial (-7,7%), nos gastos do governo federal (-4,7%) e nas exportações (-2,5%).

O índice de preços de gastos com consumo (Headline PCE) avançou 5,3% ante 6,5% no trimestre imediatamente anterior. No que lhe concerne, o núcleo do índice de preços do PCE, que exclui preços de alimentação e energia, teve um aumento de 4,5% comparado a um crescimento de 6,1% no mesmo período.

A renda pessoal em valores correntes aumentou US$ 47,8 bilhões no terceiro trimestre ante um recuo de US$ 1,29 trilhão no trimestre anterior. Este fato resultou da diminuição dos benefícios sociais direcionados as famílias como resposta à crise econômica. Ademais, a renda pessoal disponível recuou $29,4 bilhões no mesmo período após uma significativa queda de $1,39 trilhão observado no segundo trimestre. Por fim, a taxa de poupança como percentual renda pessoal disponível recuou para 8,9%, ante 10,5% observados no trimestre imediatamente anterior.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações

    Vale a pena conferir