Ações

Publicado em 09 de Julho às 09:04:00

As principais notícias do dia 09/07/2025

⚡ Energia elétrica

Horário de verão poderá ser necessário devido ao déficit de capacidade de energia, segundo a ONS

O horário de verão poderá ser recomendado ao governo, devido ao déficit de capacidade de energia. O uso do horário de verão tem como objetivo a obtenção de ao menos 2 GW de reforço ao Sistema Interligado Nacional (SIN).  A decisão precisa ser tomada em Agosto/25, uma vez que a medida precisa de 3 meses antecedência para ser posta em prática.

Opinião Genial: O retorno do horário de verão pode reduzir um dos principais pontos de atenção do setor de energia elétrica: o curtailment (corte de capacidade) em geração solar. Esse fenômeno ocorre quando há excesso de geração solar no meio do dia, sem correspondente para o consumo. A antecipação advinda com o horário de verão pode reduzir a necessidade de cortes e dá tempo de escoação de energia antes do pôr do sol. Embora isso não solucione o problema de forma estrutural, a medida pode ser bem-vinda ao setor. A medida também é importante enquanto os leilões de reserva de capacidade não ocorrem (previstos para 2026). O horário de verão serviria para gerenciar a transição com medidas provisórias.


📡 Telecomunicação
OIBR3 | Pedido da Oi pode abrir caminho para Chapter 11 nos EUA e tem repercussão internacional

O que aconteceu? Após solicitar aditamento à recuperação judicial no Brasil e se preparar para vender sua participação de 34% na V.tal, avaliada em cerca de R$ 13 bilhões, a Oi avalia pedir proteção legal equivalente ao Chapter 11 nos EUA, ampliando seu escudo contra execuções de credores internacionais. A medida, se concretizada, permitiria à companhia negociar suas dívidas estrangeiras sob jurisdição americana — uma etapa crítica para destravar acordos com bondholders e fornecedores de equipamentos. A possibilidade já repercute no mercado jurídico e financeiro global, e sinaliza o esforço da operadora para manter liquidez e reestruturar cerca de R$ 29 bilhões em dívidas, num ambiente de forte pressão regulatória e operacional (Estadão e Genial).


🛒 Varejo

CRFB3 | [ERRATA] COO assume como novo CEO do Carrefour Brasil

O que aconteceu? O Carrefour anunciou a troca no comando da operação brasileira: Stephane Maquaire deixará o cargo de CEO e será substituído por Pablo Lorenzo, atual COO da companhia, a partir de 14 de julho. A mudança ocorre após quatro anos da liderança de Maquaire, que esteve à frente da integração com o Grupo BIG e da expansão do Atacadão. Lorenzo tem longa trajetória no grupo (30 anos), com passagens por posições de liderança na Argentina e Brasil, e deve manter o foco na consolidação das sinergias e na eficiência operacional da operação brasileira. (Carrefour e Genial)


👕 Vestuário

GUAR3 | Controladora da Riachuelo reduz participação e distribui ações entre herdeiros

O que aconteceu? A Guararapes (controladora da Riachuelo) comunicou a doação de 40 milhões de ações ordinárias pela acionista Lisiane Gurgel Rocha a cinco familiares — Gabriel Kanner, Fernanda Kanner, Marcella Kanner e Mariana Kanner — que agora detêm 2% cada um da companhia. Após a operação, Lisiane reduziu sua participação de 39,88% para 19,88%. A doação não altera o acordo de acionistas vigente desde 2020, tampouco muda a composição da estrutura administrativa da empresa. (Guararapes e Genial)


🏦 Serviços Financeiros
XPBR31| XP acelera aquisições e deve ampliar rede de assessores em 2025
O que aconteceu? A XP voltou a acelerar a compra de participações em escritórios de assessores e deve fechar mais três negócios ainda em 2025. O avanço foi facilitado por uma mudança da CVM em 2023, que liberou a entrada de sócios e acabou levando muitas assessorias a abandonar o plano de se tornarem corretoras. Com isso, a XP reforça sua estratégia de fidelizar escritórios e amplia a disputa com o BTG. Hoje, 25% da custódia da plataforma já está concentrada em assessorias investidas. (Brazil Journal e Genial)
Recomendação: Sem Cobertura

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações