Ações

Publicado em 17 de Julho às 09:24:27

As principais notícias do dia 17/07/25

🎯 Macro 17/07/2025

PIX | EUA inicia investigação sobre sistemas de pagamento

O que aconteceu? Os Estados Unidos, sob a liderança de Trump, iniciaram uma investigação via o USTR (Representante de Comércio dos EUA) para apurar se práticas brasileiras nos sistemas de pagamento digital, como o Pix, seriam “comerciais desleais”, favorecendo meios domésticos em detrimento de empresas norte-americanas como Apple Pay e Google Pay — modelo parecido com questionamentos anteriores contra o sistema de QR Code da Indonésia. (G1 e Genial)

🎯 Macro 17/07/2025

STF mantém aumento do IOF com efeito retroativo
O que aconteceu? O ministro Alexandre de Moraes suspendeu a suspensão do decreto do governo Lula que elevou a alíquota do IOF, restabelecendo a cobrança desde a edição da medida, com efeitos “ex tunc” e afetando desde microempreendedores até grandes empresas, além de operações de câmbio, cartão internacional e previdência VGBL. Foi excluída a incidência sobre o chamado “risco sacado”, utilizada por varejistas em antecipações de recebíveis. A decisão já está em vigor e valerá para operações realizadas durante o período em que o Congresso havia derrubado o decreto. (Poder360 e Genial)

🛒 Varejo 17/07/2025

Fluxo em lojas físicas cresce 4,5% no 1º semestre e projeta alta de +17% no 2º semestre

O que aconteceu? O movimento de visitantes em lojas físicas aumentou 4,5% no 1º semestre de 2025 em comparação ao mesmo período de 2024, segundo o Índice de Intenção de Compra no Varejo (IICV) da Seed Digital. Mesmo com a retração expressiva em junho — reflexo da cautela do consumidor e eventos climáticos no Sul — o semestre fechou positivo e reforça a expectativa de um segundo semestre ainda mais forte, com alta projetada de +17%, impulsionado por datas comerciais como Dia dos Pais, Black Friday e Natal. (Mercado & Consumo e Genial)

🚚 Transporte 17/07/2025

Aportes em rodovias federais chegam a R$97 bi em renegociações

O que aconteceu? Os aportes em rodovias federais alcançaram R$97 bi em renegociações. Esses investimentos incluem faixas adicionais, passarelas, túneis e outras obras de infraestrutura. Dos 14 contratos solicitados para renegociações, apenas 2 não foram aceitos pelo órgão regulador, ANTT. (Valor e Genial)

Opinião Genial: Tal medida reafirma a iniciativa dos órgãos reguladores e federais em aumentar a celeridade dos processos de renegociações. Com a pandemia, muitas concessões sofreram impactos operacionais que inviabilizaram os investimentos em diversas concessões. Além disso, outros projetos licitados há mais de uma década, apresentavam estimativas irreais com o cenário atual. Tanto Motiva, com a concessão MSVia, quanto a Ecorodovias, com a concessão Eco101, já foram beneficiadas esse ano com o processo de renegociação.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações