O sentimento do mercado de criptomoedas melhorou durante a semana e o mercado ficou mais à vontade para se expor às altcoins, associadas a uma volatilidade maior que a do Bitcoin (BTC). A melhora pôde ser observada através do Índice de Medo e Ganância que superou o patamar de 30 pontos, além de ter atingido um máximo de 42 no sábado, o que marca o maior pico do índice de sentimento do mercado desde abril.
O sentimento de mercado vem melhorando ao longo das últimas duas semanas, sinalizando um arrefecimento nos ânimos dos investidores. A redução gradual nos níveis de negativismo do mercado contrasta fortemente com o período entre Set/21 e Out/21, no qual houve uma rápida mudança de sentimento, passando de “medo extremo” para “ganância extrema” em poucos dias. Esse momento marcou o topo do último ciclo de alta do mercado cripto.
A valorização do mercado de criptoativos ocorreu principalmente devido à melhora da percepção do cenário macroeconômico. A reunião do FOMC da semana passada terminou com o Fed elevando sua taxa de juros em 75bps. Os ativos de risco valorizaram após a reunião, pois o mercado deduziu que o Fed estaria cada vez mais propenso a começar a cortar as taxas mais cedo do que o inicialmente esperado. Os PMIs fracos na semana passada, que sinalizam desaceleração econômica e menos pressão inflacionária, também contribuíram para a visão de que o FED pode começar as taxas de juros mais cedo.
O aumento do preço do BTC também refletiu na lucratividade da mineração. A receita de mineração aumentou cerca de 5% na última semana, passando de US$ 17M para US$ 21.5M. O aumento na lucratividade acabou incentivando os mineradores a ligarem suas máquinas novamente, resultando em um sinal de recuperação da hashrate.
Visando equilibrar a velocidade de criação de novos blocos, o mecanismo de balanceamento da dificuldade da blockchain deverá aumentar a dificuldade da rede em 2.3% ainda nessa quinta-feira.
O aumento do apetite ao risco no mercado cripto, alinhado ao otimismo com a proximidade da data prevista para o The Merge, foram catalisadores para a melhor performance do Ethereum frente ao Bitcoin.
Acesse nosso relatório para entender sobre o The Merge
A data esperada pelos desenvolvedores da Ethereum para que ocorra o The Merge é 19/Set. Após essa informação ser divulgada, o ETH valorizou mais de 40% nos dias subsequentes. Com isso, pela primeira vez na história dos criptoativos, o interesse em aberto para negociação de contratos futuros de Ethereum superaram os de Bitcoin.
A relação de put/call nas opções de ETH está em 0.24, o que indica maior aposta do mercado na valorização do token ETH após o The Merge.