Atualizações sobre o mundo cripto

Publicado em 16 de Agosto às 14:21:36

Carry Trade do Iene - Entenda a Grande Queda da Semana! 

O pânico generalizado no mercado asiático gerou uma desvalorização de praticamente todos os ativos de risco ao redor do mundo. O Nikkei, principal índice do Japão, fechou em queda de 13,47% na madrugada de segunda-feira, a maior queda diária desde 19 de outubro de 1987, dia conhecido como Black Monday, um dos piores pregões da história do mercado global. Vários circuit breakers foram acionados na Ásia, indicando pânico e desespero. O VIX, índice de volatilidade do S&P 500 nos Estados Unidos, rompeu os 60 pontos, o maior nível desde a pandemia de COVID-19. No Brasil, o dólar rompeu a máxima histórica, acima de R$5,85. Commodities também sofreram, com queda de 5,09% na prata, 2,03% no ouro e 0,85% no petróleo. 

Essa situação é ocasionada pelo aumento da taxa de juros japonesa e o consequente encerramento da possibilidade da operação de carry trade com a moeda japonesa. O carry trade é uma estratégia onde investidores pegam empréstimos a juros baixos em um país, como o Japão, e investem em ativos de maior rendimento em outros países. Com a taxa de juros extremamente baixa, os investidores aproveitaram para pegar dinheiro emprestado a um custo quase nulo, transferindo esses recursos para mercados como os Estados Unidos, Brasil e México, onde os retornos eram significativamente maiores. Esse fluxo de capital ajudou a inflar os preços das moedas e ativos nesses mercados

Entretanto, o Banco Central do Japão elevou a taxa de juros pela segunda vez desde 2007, sinalizando o início de um grande movimento de elevação dos juros. Ao mesmo tempo, o Federal Reserve (Fed) nos Estados Unidos está prestes a cortar a taxa de juros, com bancos centrais na Europa e no Reino Unido já adotando políticas de corte. Esse movimento inverso está levando os investidores a desfazerem suas operações de carry trade, resultando na venda massiva de ativos de risco, desvalorização dos mercados e valorização do iene japonês. 

Essa mudança macroeconômica está fechando a janela de liquidez gratuita que permitia alavancagem de forma barata, resultando em volatilidade e perdas no mercado. O diferencial da taxa de juros é um fator chave para entender a valorização e desvalorização das moedas. A correção dos mercados está ligada a essa mudança no Japão e à preocupação com a possibilidade de recessão nos EUA, o que intensifica o pânico e a volatilidade. 

O atual pânico e volatilidade nos mercados também são exacerbados pelo conflito geopolítico no Oriente Médio, que aumenta a incerteza e a preocupação entre os investidores. No entanto, não é o fator principal para as quedas significativas observadas essa semana. 

Apesar da turbulência atual, esses momentos de correção também podem abrir oportunidades de investimento. Quem conseguir manter a calma e olhar para o mercado de forma racional poderá encontrar ativos de qualidade a preços descontados. É crucial, em tempos de volatilidade, agir com paciência e estratégia, aproveitando as oportunidades que surgem em meio ao caos. 

O Que Mais Aconteceu na Semana? 

Apesar da queda generalizada de todos os ativos de risco, o mercado cripto contou também com as vendas massivas realizadas pela Jump Crypto, fator que potencializou as liquidações. A recente derrocada no preço do Ether (ETH), que caiu mais de 21% em 24 horas, pode ser diretamente atribuída às vendas agressivas pela Jump Trading e a Paradigm. 

Desde 24 de julho, a Jump Crypto, a divisão cripto da Jump Trading, transferiu centenas de milhões de dólares em criptos para exchanges em preparação para uma grande venda. Durante esse período, a empresa vendeu mais de $400 milhões em stETH. Essa atividade de venda intensificou a pressão sobre o preço do Ether, que já estava sob estresse devido a condições macroeconômicas adversas e aumento da volatilidade do mercado. 

A Jump Trading está atualmente sob investigação pela CFTC, e o presidente da empresa, Kanav Kariya, renunciou ao cargo em 24 de junho. Essa combinação de vendas em larga escala e incertezas regulatórias criou um ambiente de pânico e venda forçada entre os investidores de cripto. 

Análise de Mercado 

O mercado financeiro global está em alta expectativa quanto às próximas decisões do Federal Reserve, considerando a possibilidade de um corte emergencial nas taxas de juros. Os recentes acontecimentos no mercado asiático reforçaram as especulações de que o Fed possa reduzir as taxas antes da reunião agendada para meados de setembro, a primeira decisão fora do ciclo desde março de 2020. 

Após o relatório de empregos dos EUA divulgado na última sexta-feira mostrar sinais de desaceleração econômica e elevação da taxa de desemprego para o nível mais alto em quase três anos, os investidores aumentaram suas apostas em um corte de juros emergencial. A queda subsequente dos índices S&P 500 e Nasdaq 100 intensificou essas expectativas. 

Enquanto o Banco Central Europeu (BCE) e o Banco da Inglaterra começam a aliviar suas taxas de juros, o Fed manteve suas taxas entre 5,25% e 5,5%. Historicamente, cortes emergenciais pelo Fed são raros, utilizados em crises significativas como após os ataques de 11 de setembro de 2001 e durante a pandemia de Covid-19. A decisão do Fed nas próximas semanas será crucial para determinar a direção futura do mercado e equilibrar o apoio à economia com a estabilidade financeira. 

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações