Desde a máxima de US$ 69k, o bitcoin e a capitalização total do mercado cripto acumulam queda de cerca de 70%. O atual momento de mercado, com altas taxas de inflação e elevação das taxas de juros, não ajudou os ativos de risco. Tampouco a forte crise reputacional no mercado cripto contribuiu, marcada pelo colapso de Terra Luna, insolvência de plataformas de lending e quebra de exchanges, vide o caso FTX. Apesar das justificativas para a queda do mercado cripto, a proximidade de preços com as máximas de 2017 nos parecem pouco justificáveis.
O embate entre preço e valor é uma discussão recorrente entre investidores. De um lado, o preço é o custo para compra de um determinado ativo. De outro, o valor é quanto o investidor acredita que o ativo vale. A diferença entre ambos é um upside, potencial de valorização, ou downside, potencial de queda. Em 2017, o mercado cripto era consideravelmente mais incipiente, com baixa participação de investidores institucionais, irrelevância de segmentos paralelos, como o de finanças descentralizadas ou de NFTs e baixa penetração de instrumentos de investimento, como opções e contratos futuros. O market cap hoje é somente 25% superior ao daquela época, mesmo com um grande desenvolvimento do mercado.
Acreditamos que as condições excepcionais tenham criado uma assimetria entre o preço e o valor do mercado de cripto, que invariavelmente tende a reduzir, mesmo com a expectativa de um ano de 2023 ainda morno. Além de inferências qualitativas, indicadores de atividade de rede corroboram com a nossa percepção. Enquanto, o token Ether, nativo da rede Ethereum, acumulou 58% de desvalorização nos últimos 12 meses, as taxas geradas pelo protocolo apresentaram um crescimento de 18% a/a. No mesmo período, o número de usuários ativos ficou praticamente estável, saindo da casa dos 366 mil em jan/22 para 357 mil em jan/23.
O Que Mais Aconteceu na Semana?
O destaque da semana retornou para o Ethereum, que alcançou a maior alta em 10 semanas, além de ter entrado em território deflacionário mais uma vez. A contração atual da oferta de ether é de 0,09% ao ano, o que significa que a taxa de queima de tokens está superior à emissão. A queima de ether cresce à medida em que a utilização da rede aumenta, o que significa que a atividade na rede tem aumentado.
Além da Ethereum, podemos destacar também as redes Arbitrum e Optmism, blockchains focadas em melhorar a escalabilidade da Ethereum e popularmente chamadas de “segundas camadas”. Ambas as redes tiveram um aumento expressivo nas transações diárias e usuários ativos, chegando a superar os números da própria Ethereum. O aumento da atividade pode ser atribuído ao desenvolvimento desses ecossistemas, incluindo a atualização Nitro da Arbitrum e o recente lançamento de novos projetos na rede.
À parte do ecossistema da Ethereum, achamos interessante destacar a notícia de que a Avalanche anunciou uma parceria com a Amazon Web Services. O intuito da parceria é permitir aos desenvolvedores lançarem nós da Avalanche diretamente na AWS para oferecer suporte a seus aplicativos descentralizados. A Ava Labs, o estúdio de desenvolvimento Avalanche, agora faz parte da rede de membros da AWS e do AWS Activate, dando à plataforma Avalanche acesso a mais de 100 mil parceiros em 150 países. A parceria resultou em uma valorização de 38% no token AVAX.
Análise de Mercado
No início da semana, a especulação sobre os dados favoráveis da inflação nos EUA, que permitiriam ao Fed diminuir o ritmo dos aumentos das taxas de juros deu início a um movimento de alta nos ativos de risco, incluindo os criptoativos. As especulações foram confirmadas na terça feira, com os dados do CPI ficando dentro das expectativas do mercado, desacelerando pelo sexto mês consecutivo para +6,5% em dezembro, após uma leitura de +7,1% em novembro.
A leitura positiva dos dados de inflação colaborou para a continuidade do sentimento positivo para o mercado cripto. No sábado, juntamente com o aumento do preço do Bitcoin, houve a liquidação de várias posições short no mercado futuro. Cerca de US$ 500m foram liquidados somente no sábado. As liquidações contribuíram para a recente valorização do ativo.
Análise Técnica
Para ter acesso a análise técnica da semana, inscreva-se aqui e acompanhe toda terça-feira pela manhã no seu email.
ECI (Expresso Cripto Index)
Para ter acesso ao acompanhamento da nossa carteira cripto, inscreva-se aqui.