Atualizações sobre o mundo cripto

Publicado em 19 de Janeiro às 14:38:25

Nasce um novo mercado!

“Tokenização deve avançar um passo de cada vez”

Um token é uma representação digital de uma unidade ou fração de um ativo físico ou produto financeiro. Na tokenização com uso de blockchain, também conhecida como tokenização on-chain, o token se beneficia da validação e registro das transações em blockchain. A digitalização e fracionamento dos ativos possibilita dar maior liquidez, reduzindo o investimento mínimo e facilitando a sua negociação.

A tokenização tem um grande potencial para destrave de valor. Para os detentores de ativos ilíquidos, a tokenização corresponde a uma oportunidade de vender parte dos ativos e se capitalizar. Na ótica dos investidores, a tokenização possibilita investimentos em ativos antes inacessíveis, com retornos mais atrativos. No entanto, o maior potencial pode estar no gerenciamento de riscos e garantias.

Algumas linhas de crédito, como imobiliário ou de veículos, geralmente tem garantias em ativos físicos. Caso o cliente não pague as parcelas, o ativo pode ser liquidado, ou seja, vendido para que a instituição financeira recupere os recursos emprestados. A tokenização de ativos utilizados como garantias em empréstimos, como imóveis ou veículos, pode facilitar a venda em caso de inadimplência em função do aumento da liquidez, reduzindo o risco a que as instituições financeiras se sujeitam. Por reduzir o risco na liquidação de garantias, a tokenização pode reduzir as taxas de juros e prazo para concessões. Além disso, por contar com um histórico de dados público e atualizado em tempo real, a tokenização on-chain facilita o gerenciamento de garantias e o trabalho dos reguladores no mercado de capitais.  A negociação de ações e títulos no mercado de capitais é altamente regulada e demanda gerenciamento de garantias pelas chamadas clearings, principalmente para operações alavancadas.

Dados os benefícios, acreditamos que a tokenização deve se tornar um tema cada vez mais recorrente. Atualmente, o principal empecilho para adoção em larga escala é a regulação, que ainda não possibilita atribuir os direitos de todos os ativos físicos aos detentores de tokens, ou que requerem a atuação de agentes regulados específicos para a sua negociação. No entanto, assim como para correr é preciso dar um passo de cada vez, acreditamos que a regulação do mercado de tokenização será um processo gradativo. Enquanto isso, o mercado segue explorando casos de uso específicos para a tokenização, ainda restritos ao mercado imobiliário, ativos judiciais e recebíveis, por exemplo.

O Que Mais Aconteceu na Semana

O principal tema discutido no mercado cripto ainda é o atrito entre o Digital Currency Group (DCG) e os irmãos Winklevoss, donos da exchange Gemini. Cameron Winklevoss divulgou uma carta aberta a Barry Silbert, CEO da DCG, pedindo cooperação para chegarem a um acordo acerca dos U$900m devidos à Gemini. Os US$ 900m são pertencentes aos clientes da Gemini que aplicaram para o programa Gemini Earn. O Gemini Earn era um produto que permitia aos usuários receber juros em cima das suas criptomoedas. Os depósitos dos clientes no produto eram destinados à Genesis, que buscava remunerar os clientes através de operações financeiras, como empréstimos. A Genesis acabou acumulando grandes perdas após o colapso do 3AC, fundo de hedge para o qual fez grandes empréstimos.

Outro importante assunto no mercado cripto é a aproximação do julgamento de Sam Bankman-Fried, ex-CEO da FTX. Após sua extradição e soltura mediante o pagamento de fiança, Sam alegou inocência para as oito acusações que responde. O julgamento está previsto para acontecer em out/23.

Análise de Mercado

A última semana foi marcada pela divulgação de dados econômicos dos EUA. Os dados de vagas de emprego vieram levemente acima do esperado. No entanto, houve uma queda do salário médio, fazendo com que os ativos de risco passassem por um pequeno rally na semana, sob a interpretação de que a política monetária contracionista possa estar surtindo efeito.

Os principais eventos e indicadores do calendário econômico a serem observados incluem a declaração do presidente do Fed, Jerome Powell, que acontecerá hoje pela manhã e pode ter um impacto no mercado dependendo do tom adotado em seu discurso. Além disso, os dados de inflação americana, medidos pelo CPI, que serão divulgados na quinta-feira, também podem afetar o mercado. A queda nos números de inflação será um dos principais indicadores para uma possível reversão na curva de juros americana.

Análise Técnica

Para ter acesso a análise técnica da semana, inscreva-se aqui e acompanhe toda terça-feira pela manhã no seu email.

ECI (Expresso Cripto Index)

Para ter acesso ao acompanhamento da nossa carteira cripto, inscreva-se aqui.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações