Atualizações sobre o mundo cripto

Publicado em 25 de Outubro às 16:43:30

O Melhor Ataque é a Defesa: O Fosso do Castelo Cripto!

Does it have a moat? 

O sucesso ou fracasso de qualquer empresa depende da sua capacidade de atrair e reter clientes. Com projetos e funcionalidades construídos em blockchain, conhecidos como protocolos, não é diferente. Visando aumentar a sua utilização, os protocolos passaram a distribuir tokens para os primeiros usuários, mecanismo popularmente chamado de airdrop. Os tokens permitiam votar em mudanças dos protocolos, funcionando como um mecanismo de governança. O sucesso e adoção de alguns protocolos gerou uma precificação elevada dos tokens, fazendo com que alguns airdrops passassem a representar grandes quantias de dinheiro. 

Para a sua utilização, os protocolos costumam cobrar taxas. Uma parte das taxas é utilizada para a validação e registro das operações na blockchain e outra para algum proprósito específico do protocolo. A Uniswap, a maior Exchange descentralizada atualmente, é um protocolo que utiliza parte das suas taxas para remunerar os provedores de liquidez. Por poderem votar em mudanças nos protocolos, os tokens de governança poderiam passar a remunerar os seus detentores com parte destas taxas, modelo muito semelhante a uma ação que paga dividendos

Em projetos com poucas vantagens competitivas, há uma baixa expectativa de que gerem taxas para remunerar os detentores dos tokens de governança. Geralmente a perspectiva ruim se traduz no baixo valor do token, reduzindo o valor recebido no airdrop. Em contrapartida, projetos com vantagens competitivas relevantes tendem a se consolidar, crescendo a base de usuários, gerando mais taxas e remunerando melhor os detentores dos tokens de governança. Portanto, se receber um airdrop, antes de vendê-lo, sempre procure entender se o protocolo possui um moat. Em mercados tradicionais, costumamos chamar as vantagens competitivas de moat, ou fosso em português. Assim como um fosso protege um castelo, certas vantagens ajudam a proteger as empresas de seus concorrentes.  

Bom Para o Cliente, Ruim Para o Projeto? 

A Uniswap (UNI) iniciou o formato de airdrops como conhecemos hoje, quando distribuíram igualmente o equivalente a 15% do total de tokens UNI para as pessoas que tinham interagido previamente com o protocolo. O evento de marketing foi um sucesso pois o valor do airdrop recebido por cada pessoa superou a casa dos milhares de dólares. Desde então, quase todos os projetos com um token de governança passaram a reproduzir a estratégia.   

Hoje em dia, a maioria dos usuários iniciam a interação com novos ecossistemas já esperando uma recompensa em forma de airdrop, tornando difícil saber se a adoção de um protocolo por quê tem uma vantagem competitiva ou por quê usuários estão interessados em ganhar dinheiro rápido. Acreditamos que os airdrops continuarão evoluindo, visando remunerar apenas usuários engajados na utilização do protocolo pela sua funcionalidade, mitigando a utilização somente pela especulação do airdrop.  

Os airdrops já evoluíram ao longo do tempo e as evoluções podem ser resumidas em quatro tipos. O primeiro tipo é o airdrop padrão, no qual os participantes interessados em receber o airdrop simplesmente expressam seu interesse. Este formato é popular por ser mais simples, mas por não requerer nenhum gasto financeiro é mais suscetível a abusos, como um único usuário podendo se passar por vários. O segundo tipo é o airdrop de recompensas, que exige que o usuário execute determinadas tarefas para se tornar elegível ao airdrop. Geralmente envolvem a divulgação do projeto em redes sociais. O terceiro tipo é o airdrop para quem detém um token específico. Por fim, os airdrops exclusivos são destinados a membros da comunidade que demonstraram participação frequente na plataforma, conforme critério variáveis. 

O Que Mais Aconteceu na Semana 

A temática de airdrops voltou a ser comentada esta semana devido ao lançamento da Aptos, uma nova blockchain desenvolvida por ex-funcionários da Meta. O lançamento da rede contou com a distribuição de um airdrop de tokens APT, que atingiu a marca de milhares de dólares. A Aptos está sendo propagandeada como a blockchain que irá tomar o lugar da Solana, dada a altíssima velocidade de processamento de transações prometida pela rede. A Aptos foi ao ar essa semana após quatro anos de desenvolvimento e centenas de milhões de dólares de financiamento

Apesar do sucesso no airdrop, a Aptos começou com algumas controvérsias, como por exemplo, a divulgação oficial da economia do token APT somente após a listagem nas exchanges e número de transações processadas por segundo muito abaixo do prometido. Por esses motivos, preferimos aguardar o desenvolvimento do ecossistema da rede antes de tomar alguma decisão de investimento no token. 

Outra notícia relevante para os brasileiros é a de que a Tether, emissora da USDT, stablecoin pareada ao dólar americano, passará a disponibilizar seus tokens em mais de 24 mil caixas eletrônicos ao redor do Brasil. A princípio, será possível depositar e sacar USDT e reais nos pontos definidos, entretanto, não explicaram ao certo como será a experiência do usuário ao realizar essas operações. 

Análise de Mercado 

Ainda em conformidade com o que foi informado em nossa última newsletter, o mercado de criptoativos permanece com baixa volatilidade, com as principais criptos se mantendo na mesma zona de preços por mais de duas semanas. O momento pessimista no mercado cripto é reflexo da alta correlação com o mercado tradicional, que vem sofrendo com o cenário macroeconômico de aperto monetário, ditado pela alta inflação. 

Apesar do cenário para investimento em ativos de risco não ser ideal, o Bitcoin atingiu um novo recorde de hash rate. A hash rate é a taxa que mede o total de poder computacional empregado pelos mineradores na rede. Em resumo, quanto maior a hash rate, mais segura contra ataques externos a blockchain está. O aumento na hash rate é consequência da continuidade dos investimentos em máquinas para a mineração mesmo com a queda da rentabilidade dessas operações. Ao que parece, os mineradores permanecem apostando nos fundamentos do Bitcoin para o longo prazo. 

Trade Idea 

Para ter acesso ao conteúdo de Trade Ideas, inscreva-se aqui e acompanhe o lançamento semanal da Newsletter.

ECI (Expresso Cripto Index) 

Para ter acesso ao acompanhamento da nossa carteira cripto, inscreva-se aqui.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações