Após a divulgação da pesquisa Data Folha mostrando uma queda acentuada na aprovação e aumento da reprovação do governo na última sexta feira, hoje o instituto Paraná Pesquisas divulgou uma pesquisa que mostra que se as eleições fossem hoje, o ex-Presidente Jair Bolsonaro venceria o atual Presidente Lula da Silva por 45,1% a 40,2% dos votos. Mais um resultado que reforça a perda de popularidade do Presidente da República.
Como o ex-Presidente está hoje inelegível, o instituto testou outros nomes. Entre os possíveis candidatos testados, a ex-Primeira Dama, Michelle Bolsonaro aparece à frente numericamente do atual Presidente, mas tecnicamente empatada, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas aparece empatado tecnicamente com o Presidente, ainda que numericamente atrás. Nomes importantes como o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e o filho do ex-Presidente, Eduardo Bolsonaro, não foram testados.
O governador Tarcísio de Freitas declarou que não será candidato à presidência em 2026 e que seu candidato é o ex-Presidente Bolsonaro. Entretanto, caso Bolsonaro continue inelegível, o governador estaria certamente entre os favoritos a serem indicados pelo próprio Bolsonaro para representá-lo.
A pressão sobre o Banco Central para iniciar o processo de queda da taxa de juros e evitar uma desaceleração mais forte da economia deve se intensificar.