Economia

Publicado em 25 de Fevereiro às 08:52:07

A confusão do financiamento do Plano Safra

Na semana passada, o governo foi surpreendido pelo esgotamento de recursos financeiros para a contratação de financiamento rural com crédito subsidiado para o Plano Safra 2024/2025, o que o forçou a suspender os pagamentos. Segundo o Ministério da Fazenda, isto ocorreu devido ao atraso na aprovação da Lei Orçamentária Anual de 2025 (LOA) e ao aumento da SELIC acima do esperado.

Para voltar a contratação do crédito subsidiado, a solução foi editar uma Medida Provisória criando um crédito extraordinário de R$ 4 bilhões, que será computado dentro das metas de superavit primário do Arcabouço Fiscal.

O que gera surpresa é que o Ministério da Fazenda tenha sido surpreendido pelo esgotamento dos recursos. Afinal, era esperado que a LOA não seria aprovada em tempo e que a SELIC seria mais elevada do que a prevista no orçamento. Se a única solução era editar uma Medida Provisória, por que o Ministério esperou a interrupção dos financiamentos para agir? O episódio mostra, no mínimo, desorganização administrativa.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações