Economia

Publicado em 01 de Dezembro às 17:45:56

A direção está dada. A dúvida é quando

À medida em que os dados mostram movimento da taxa de inflação e das expectativas para a inflação em direção à meta, ainda que o Banco Central permaneça insatisfeito, declarações do Presidente e de Diretores do Banco Central passaram a ter particular importância para investidores no sentido de definir quando o processo de queda da SELIC terá início.

Em reunião com investidores, o Diretor de Política Monetária declarou que o Banco Central irá buscar a meta e que não ficará satisfeito se a meta for atingida devido a um choque de oferta positivo. Segundo ele, é importante que a meta seja sustentável, ou seja, que o hiato do produto não esteja positivo, em outras palavras, que demanda não seja maior que a oferta.

O Diretor também afirmou que o mais importante não é que a decisão seja unânime, mas que o comunicado seja claro e consistente. Do ponto de vista do Diretor, até este momento a definição da política monetária foi bastante simples, mas a partir de agora o processo decisório se torna mais complexo.

Segundo o Presidente do Banco Central todos os diretores da instituição acreditam na política monetária e que o aumento de três pontos de porcentagem na taxa de juros no final do ano passado foi fundamental. Caso esta decisão não tivesse sido tomada, “não estaríamos na atual situação”.

Devido ao elevado nível de incerteza, em dúvida o Banco Central não faz nada para evitar volatilidade e, como o processo de queda da inflação está mais lento do que o Banco Central esperava, a queda da SELIC também será lenta. A direção está dada. /a dúvida é quando.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações