A semana será dominada pela posse do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, eleito com um programa “revolucionário”, que inclui aumento de tarifas de importações, controle restrito sobre imigração ilegal, redução de impostos, desregulação da economia e corte de gastos públicos. O novo presidente da maior economia do mundo, caso efetivamente adote as promessas feitas ao longo da campanha, deverá mudar significativamente a economia mundial.
A introdução de tarifas às importações terá efeitos importantes sobre o fluxo de comércio internacional, o que deverá gerar retaliação por parte dos países atingidos (principalmente a China), o que poderá gerar uma guerra comercial, fragmentação do comércio, redução do crescimento mundial e pressão inflacionária.
Por outro lado, a redução de impostos, desregulamentação e redução de gastos públicos, pode ter um efeito importante no sentido de reduzir a pressão inflacionária e a taxa de juros nos Estados Unidos. A grande pergunta é qual dos efeitos será dominante.