Economia

Publicado em 12 de Março às 18:28:39

A última milha

O índice de preços ao consumidor da economia americana (CPI) do mês de fevereiro em relação a janeiro, divulgado ontem, mostrou variação acima das expectativas dos analistas. segundo o indicador, a taxa de inflação no mês de fevereiro atingiu 0,4%, conforme as expectativas dos investidores, enquanto o núcleo do índice, que exclui energia e alimentação, atingiu 0,4% no mês, quando as expectativas apontavam para uma variação de 0,3% no mês.

Em termos anuais, tanto o índice cheio quanto o núcleo do índice vieram acima do esperado. O CPI cheio mostrou variação de 3,2% em doze meses, contra expectativas de 3,1%, enquanto o núcleo variou 3,8% (expectativas de 3,7%).

Este comportamento do CPI frustrou as expectativas dos investidores, na medida em que indica um arrefecimento na trajetória de queda da taxa de inflação no país em direção à meta de 2,0% ao ano pelo segundo mês consecutivo, sugerindo que o caminho para a meta de 2,0% ao ano, a última milha, parece mais difícil do que se imaginava a dois meses atrás. Com isto, a maioria dos investidores mantiveram a previsão de que, na melhor das hipóteses, o Federal Reserve somente irá iniciar o processo de queda das taxas de juros, em junho de 2024.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações