Economia

Publicado em 24 de Julho às 18:10:45

Abandono: a pior forma de rejeição

Após intensas negociações, vários países conseguiram chegar a um acordo com o governo americano. Países como Reino Unido, Canadá, Filipinas, Indonésia, Vietnã, entre outros. Japão e os Estados Unidos entraram em acordo nesta semana, ao mesmo tempo em que União Europeia e Índia parece estarem próximos a um acordo.

A Indonésia conseguiu acordo em torno de uma tarifa de 19% sobre suas exportações e se comprometeu com abertura do mercado para os produtos americanos. Vietnã conseguiu um acordo com tarifa de 20% sobre as exportações diretamente do país e de 40% sobre produtos que foram, em parte, produzidos em outro país e passado pelo Vietnã antes de enviados para os Estados Unidos. O Japão conseguiu um acordo com tarifa de 15% sobre suas exportações, inclusive automóveis que hoje têm tarifa de 25%.

Caso a União Europeia consiga chegar a um acordo com os Estados Unidos, o único país importante que não chegou a um acordo, mas está negociando, é a China.

O Brasil parece ter simplesmente sido abandonado pelo governo americano, depois de uma reação do governo brasileiro de ameaçar de retaliação à tarifa de 50% sobre as exportações brasileiras. A resposta do Presidente Trump foi ignorar as demandas por negociação, pelo menos publicamente.

A impressão é que nenhuma negociação será feita o que significaria que, na melhor das hipóteses, a tarifa de 50% entrará em vigor em primeiro de agosto, como prometido. O risco é que o Presidente Trump dobre a aposta contra o Brasil, uma atitude similar à que adotou contra a China quando as tarifas foram incialmente anunciadas.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações