Economia

Publicado em 17 de Julho às 08:14:02

Aperto monetário nos Estados Unidos perto do fim

Após bons dados de inflação na semana passada, o Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, está próximo de interromper o processo de aperto da política monetária no país. O índice de Preços ao Consumidor (CPI) apresentou crescimento de 0,2% no mês de maio, em relação a abril, e 3,0% em doze meses, ambos abaixo das expectativas dos investidores, 0,3% e 3,1%, respectivamente. O núcleo do índice variou 0,2% e 4,8%, contra expectativas de 0,3% e 5,0%, respectivamente.

Por outro lado o Índice de Preços ao Produtor (PPI) variou 0,1% no mês de maio em relação a junho e 0,1% em termos anuais, contra expectativas de 0,2% e 0,4% respectivamente. Com estes dados, a avaliação dos investidores é que o Federal Reserve deverá aumentar a taxa de juros em 0,25 pontos de porcentagem em sua próxima reunião em julho e interromper o processo de aumento da taxa de juros.

Caso esta avaliação esteja correta, a taxa de juros nos Estados Unidos deverá atingir entre 5,25% e 5,50% ao ano no final de 2023, e permanecer neste nível por longo período de tempo, até que a taxa de inflação convirja para a meta de 2,0% ao ano. Com isto, o índice do Dólar em relação a outras moedas fortes (DXY) desvalorizou ao longo da semana, fechando próximo a 100,0 pontos na sexta-feira.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações