Economia

Publicado em 21 de Dezembro às 18:11:53

Após um longo período, PCE volta à meta

O índice de Preços dos gastos com consumo da economia americana, PCE, mostrou variação trimestral anualizada de 2,6%. Ao mesmo tempo, o núcleo do índice que exclui itens mais voláteis como alimentos e energia, apresentou variação trimestral anualizada de 2,0%. Este é o índice preços favorito do banco central americano.

Em outras palavras, após um longo período, a taxa de inflação da economia americana voltou à trajetória da meta de 2,0% ao ano. Ainda que este seja o primeiro indicador de que a inflação está caminhando para a meta, os sinais são bastante promissores. Apesar de o mercado de trabalho continuar bastante apertado, com a taxa de desemprego em 3,7% da força de trabalho, a economia ainda com crescimento forte (o PIB da economia americana cresceu 4,9% no terceiro trimestre, anualizado), a taxa de inflação tem mostrado desaceleração consistente. A probabilidade de que a economia americana consiga fazer um “pouso suave” tem aumentado sistematicamente.

Este resultado dá suporte ao discurso do presidente do Federal Reserve na semana passada indicando que o Comitê de mercado aberto do banco central americano (Fomc) iniciou a discussão sobre quando começar a reduzir a taxa dos Fed Funds. E gerou grande otimismo da parte dos investidores, que passaram a prever queda de 1,75 pontos de porcentagem na taxa de juros em 2024, e forte busca por ativos de risco. O comportamento dos preços dos ativos financeiros ontem reforçou esta trajetória, após a divulgação do PCE.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações