Economia

Publicado em 19 de Fevereiro às 19:07:40

Ata do Fomc não traz surpresa

O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, divulgou ontem a Ata da última reunião do Comitê de mercado aberto da instituição (Fomc), que é responsável pela determinação da taxa básica de juros do país. O documento veio em linha com o esperado pelos analistas. Segundo a Ata, a atividade econômica continua em ritmo sólido, com um mercado de trabalho compatível com o pleno emprego.

Devido ao elevado nível de incertezas, causado pelas mudanças recentes nas políticas tarifárias e de imigração, que podem ter um efeito potencialmente inflacionário sobre a economia, ao nível da taxa neutra de juros e ao fato de que a taxa de inflação continua em nível elevado, os membros do Comitê concordaram que uma abordagem cautelosa da política monetária é a estratégia mais adequada para atingir as metas para inflação em 2.0% ao ano e desemprego máximo. Ao mesmo tempo, indicaram que será necessário progresso adicional na inflação para retomar o processo de queda da taxa de juros.

A reação dos investidores foi tímida, sem grandes mudanças na tendência dos preços dos ativos financeiros após a divulgação da Ata. Os investidores continuaram, em sua maioria, prevendo que a próxima redução de juros deverá ocorrer na reunião do Fomc do mês de julho e que teremos apenas mais uma redução em 2025. Nossa avaliação é que a taxa permanecerá estável no restante do ano.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações