Economia

Publicado em 27 de Março às 18:54:52

Banco Central busca mais flexibilidade para a política monetária e CAGED reforça decisão do Copom

A Ata da última reunião do Copom divulgada na terça feira surpreendeu parte dos analistas ao sinalizar que o Comitê começou a discutir o final do atual ciclo de queda da taxa básica de juros. Vários foram os sinais nesta direção. Mudou o forward guidance, em decisão “unânime”, e passou a antecipar apenas uma reunião à frente e sinalizou que a partir de agora para o Comitê os dados atualizados deverão ser “particularmente” importantes para as decisões.

A Ata também explicitou que alguns diretores indicaram que, caso a incerteza continue em nível elevados, seria “apropriado” uma redução do ritmo de ajuste da política monetária, que o hiato do produto e o mercado de trabalho apertado preocupam e que a inflação de serviços continua a preocupar.

Em outras palavras, a Ata mostrou um Comitê mais duro do que o esperado por parte dos analistas e indicou com clareza que o final do atual ciclo de redução da SELIC está mais perto do fim do que esperavam, o que exige mais flexibilidade para a política monetária.

Por fim, a forte geração de empregos formais em fevereiro, divulgado ontem (306.111 postos de trabalho), bem acima da expectativa dos analistas (232,5 mil vagas), é novo sinal de alerta para o Banco Central e reforça a avaliação de proximidade do fim do ciclo de queda da SELIC.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações