Economia

Publicado em 17 de Outubro às 19:02:37

Banco Central Europeu corta juros enquanto EUA apresenta dados resilientes de atividade

O Banco Central Europeu (BCE) reduziu nessa quinta-feira (17/10) as suas três taxas de juros de referência (depósitos, refinanciamento e empréstimos) em 25 pontos base. A primeira saiu de 3,50% para 3,25%, a segunda de 3,65% para 3,40%, e a terceira de 3,90% para 3,65%. Este foi o terceiro corte de juros empreendido pelo BCE esse ano e o primeiro em reuniões consecutivas, tendo se dado de forma unânime.

Essa decisão foi facilitada pelo índice cheio de inflação ao consumidor ter caído abaixo da meta de 2,0% em setembro, surpreendendo positivamente os analistas ao atingir 1,7% a/a. O núcleo, que desconsidera preços de energia e alimentos, também apresentou desaceleração, saindo de 2,8% a/a para 2,7% a/a. Até os preços dos serviços, segmento que vinha apresentando forte resiliência, cederam em setembro (3,9% a/a, ante 4,1% a/a), ainda que permaneçam relativamente longe da meta de 2,0%.

Contudo, a despeito desses dados mais promissores de inflação corrente e de ter dado continuidade ao ciclo de corte de juros, a diretoria do BCE reforçou que a autoridade monetária continua dependente dos dados e que a inflação pode voltar a subir na Zona do Euro no último trimestre do ano.

Nos Estados Unidos, por sua vez, as vendas no varejo vieram em linha com o esperado, registrando expansão de 0,4% m/m e atingindo o patamar de US$ 714,4 bilhões em setembro. Já na métrica que exclui os automóveis, a alta mensal foi mais expressiva, de 0,5% m/m no período.

Por outro lado, a produção industrial recuou 0,3% m/m, vindo um pouco pior do que as expectativas de contração de 0,1% m/m. Além disso, a taxa de utilização da capacitada instalada recuou de 77,8% para 77,5% na passagem de agosto para setembro. A revisão dos dados de agosto também foi baixista, de uma alta mais robusta de 0,8% m/m para uma mais modesta de apenas 0,3% m/m.

No agregado, esses dados econômicos referentes a economia norte americana contribuem para reforçar o cenário de uma redução no ritmo de afrouxamento monetário na reunião de novembro para um corte de menor magnitude (25 pontos base). Ademais, o mercado reduziu a probabilidade atribuída a uma redução acumulada de 50 pontos base na Fed Funds rate até dezembro, de modo que as chances de o Fed ser forçado a interromper o ciclo de corte de juros ainda esse ano aumentaram.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações