A economia americana continua com comportamento bastante positivo. Após uma série de indicadores melhores que o esperado (venda no varejo, produção industrial, número de pedidos de auxílio desemprego, sentimento do consumidor, entre outros), os dados de crescimento do PIB na semana passada validaram o cenário positivo. O PIB mostrou crescimento de 3,3% anualizado no quarto trimestre de 2023, comparado ao terceiro trimestre do mesmo ano, acima da mediana e do limite superior das projeções dos analisa (2,8%).
Ao mesmo tempo, o Índice de Preços dos gastos com Consumo, PCE, que é o índice de inflação preferido do Federal Reserve, mostrou crescimento de 2,6% em 2023, acima da meta do banco central americano de 2,0% ao ano. Entretanto na margem, o PCE atingiu a meta de 2,0%. Estes dados indicam um cenário de “pouso suave” da economia americana, o que gera cenário internacional bastante otimista.
Ao mesmo tempo, o cenário interno na economia brasileira é preocupante. Os conflitos entre o Legislativo e o Executivo continuam a se aprofundar. As negociações em torno da Medida Provisória 1202, que reintroduz a taxação sobre a folha de salários de 17 setores e das prefeituras menores, cria limites para o pagamento de compensações tributária já aprovadas pelo judiciário e reduz os incentivos para os setores de eventos e bares e restaurantes, parecem totalmente estagnadas, tornando cada vez mais improvável atingir a meta de déficit primário zero em 2024.
Por outro lado, os mandatos de busca e apreensão na residência e nos gabinetes de dois deputados do PL, na Câmara dos Deputados, gerou forte reação por parte dos parlamentares e dos partidos de oposição. O que fez com que o Presidente da Câmara, Deputado Arthur Lira, decidisse interromper suas férias e convocar uma reunião com os líderes dos partidos para tratar destas questões.
Com isto, enquanto os preços dos ativos financeiros nos Estados Unidos continuam em trajetória de crescimento, no Brasil, eles estagnaram ou entraram em trajetória de queda, após o forte rally de final de ano.