Economia

Publicado em 09 de Fevereiro às 18:32:05

Como entender a utilização do forward guidance

No comunicado que se seguiu à reunião do Copom de janeiro de 2026, a utilização do forward guidance de forma explícita, ao antecipar o início do processo de queda da SELIC na reunião do Copom de março, foi considerado uma surpresa por muitos investidores. Segundo estes investidores, desde a posse de Gabriel Galípolo na presidência do Banco Central, o uso deste mecanismo foi utilizado com uma certa “parcimônia”.

Entretanto, em declarações públicas, membros do Copom sugeriram que vêm o forward guidance com resistência, na medida em que este mecanismo pode gerar mais incerteza do que os agentes imaginam, o que faz com que este mecanismo não seria natural, a menos que esteja muito distante de que deveria estar.

Esta declaração, se efetivamente levada em consideração, estaria indicando que o nível atual da taxa SELIC está muito distante do que deveria estar e, desta forma, podemos esperar que os movimentos da taxa de juros devem ser mais fortes do que os investidores estão avaliando ou é apenas um sinal de início do processo e não intensidade e duração do ciclo.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações