Economia

Publicado em 19 de Fevereiro às 08:20:56

Comunicação do Fed dificulta tomada de decisão pelos investidores

A reação dos investidores aos dados da economia americana divulgados na semana passada mostra como a comunicação das decisões do Comitê de mercado aberto (Fomc) do Federal Reserve (Fed), o banco central americano, tem gerado volatilidade nos mercados.

Na última reunião do Fomc em dezembro de 2023, o Presidente do Fed, Jerome Powell, fez um discurso que foi amplamente interpretado pelos investidores como sugerindo que o Comitê deveria iniciar o processo de queda das taxas de juros na reunião de março de 2024.

Em seguida, na reunião de janeiro de 2024, os investidores interpretaram o discurso do Presidente como sinalizando que o início do processo ocorreria em maio, e não mais em março.

Finalmente, após os dados de inflação da semana passada, que surpreenderam negativamente, os investidores passaram majoritariamente a indicar que o início do processo ocorrerá em junho.

Em outras palavras, a cada reunião do Fomc, a expectativas do início do processo de redução muda. Com alguns analistas esperando que isto ocorra somente no verão de  2024. Está faltando clareza na comunicação.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações