O índice cheio do PCE price index apresentou variação de 0,21% m/m em novembro, um pouco aquém da nossa projeção (0,25% m/m) e em linha com a expectativa do mercado (0,2% m/m, Bloomberg), enquanto a métrica em 12 meses acelerou, saindo de 2,68% a/a para 2,77% a/a, indo ao encontro do esperado por nós (2,78% a/a) e pelo mercado (2,8% a/a).
Já o núcleo da inflação, que exclui os preços de energia e alimentos, saiu de 0,21% m/m para 0,16% m/m, enquanto aguardávamos uma alta de 0,24% m/m e o mercado uma de 0,2% m/m. Por conta dessa desaceleração, a métrica em 12 meses acelerou menos do que prevíamos, de 2,73% a/a para 2,79% a/a (o consenso de mercado), ao invés de saltar para 2,88% a/a.
A segunda leitura do PIB do 3º trimestre foi revisada de 4,3% t/t para 4,4% t/t na métrica trimestral anualizada, surpreendendo o mercado que esperava a confirmação do número da primeira prévia. O crescimento do consumo pessoal foi confirmado em 3,5% t/t. A forte atividade econômica do trimestre, aliada com os efeitos das tarifas sobre os insumos importados pesou sobre a inflação do período, fazendo com que o índice de preços de gastos com consumo (PCE price index) crescesse a um ritmo anualizado de 2,8% t/t e o núcleo do PCE a uma taxa de 2,9% t/t, repetindo a alta da leitura anterior.
Por sua vez, a poupança pessoal diminuiu pelo sétimo mês consecutivos em novembro, saindo de US$ 843,9 bilhões para US$ 799,7 bilhões na métrica mensal anualizada. Pelo fato de os gastos das famílias norte americanas terem avançado mais do que a renda pessoal, tanto em termos reais como nominais, o menor crescimento dos impostos não foi suficiente para fazer com que a poupança não sofresse retração.
Embora fosse de se esperar que o shutdown do governo nos meses de outubro e novembro impactasse negativamente o consumo de bens e serviços mais dependentes da renda e do crédito, o consumo das famílias se mostrou extremamente resiliente no 4º trimestre de 2025, sendo, junto dos investimentos privados, a principal força motriz da economia norte americana no período.