Economia

Publicado em 11 de Agosto às 17:37:49

CPI pode colocar em xeque credibilidade do Federal Reserve

Divulgação do Índice de Preços ao Consumidor (CPI) dos Estados Unidos hoje, pode ser um divisor importante da direção da política monetária da economia americana em 2025.

Desde a posse em janeiro de 2025, o Presidente Donald Trump tem defendido publicamente a redução da taxa de juros nos Estados Unidos, acusando o Presidente do Federal Reserve (Fed) de estar atrasado na redução da taxa de juros e até mesmo ameaçando de demiti-lo antes mesmo do final de seu mandato. Isto apesar de a taxa de inflação permanecer basicamente estável próxima a 3,0% ao ano, acima da meta de 2,0% ao ano.

Por outro lado, os dados do mercado de trabalho americano mostraram sinais de desaceleração a partir de maio, o que fez com que alguns diretores do Fed sinalizassem por início da redução dos juros na reunião de setembro do Fomc. Na verdade, na última reunião do Comitê dois diretores divergiram e votaram pela redução de taxa de juros em 0,25 pontos de porcentagem.

Um número de inflação acima das expectativas pode gerar uma situação bastante delicada para o (Fed). Um número acima do esperado será um indicador importante de que a inflação está acima da meta e não está tendendo para a meta de 2,0% ao ano. Caso o Fomc decida reduzir a taxa de juros, apesar da estabilidade da inflação acima da meta, os investidores podem interpretar que a redução da taxa foi uma concessão ao Presidente Trump e o abandono da meta, o que geraria forte perda de credibilidade da autoridade monetária, aumentando as expectativas para a inflação e, provavelmente, provocaria mais desvalorização do Dólar nos mercados financeiros internacionais.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações