Economia

Publicado em 18 de Julho às 11:15:12

Dados americanos indicam taxa de juros estável

Os dados da economia americana divulgados nos últimos dias mostram uma economia robusta, um mercado de trabalho forte e uma taxa de inflação estável, mas acima da meta de 2,0% do Federal Reserve.

A produção industrial aumentou 0,3% em maio em relação a junho, contra expectativas de estabilidade, as vendas no varejo cresceram 0,6% (expectativas de 0,2% em maio sobre junho), o número de pedidos de seguro desemprego caiu 7 mil na semana, contrariando previsão de alta e o índice Empire State, que indica nível de atividade na região de New York, atingiu 5,5 pontos, contra expectativas de – 11,5 pts, o que mostra que a demanda permanece bem comportada.

Ao mesmo tempo, o índice de Preços ao Consumidor (CPI) mostrou crescimento de 0,3% em junho sobre maio (expectativas de 0,3%) e 2,7% em termos anuais (expectativa de 2,6%). O núcleo do índice, que exclui itens mais voláteis como alimentos e energia atingiu 0,2% no mês, contra expectativa de 0,3%. Em termos anuais, o núcleo do CPI acelerou para 2,9% (expectativas de 2,7%).

Da mesma forma, as expectativas para a inflação de 1 ano caíram para 3,0% (de 3,2% ao ano) a de 3 e 5 anos se mantiveram em 3,0% ao ano e 2,6%, respectivamente.

Diante destes dados, vários diretores do Federal Reserve em declarações recentes, indicaram que devem aprovar a manutenção da taxa básica de juros pelo menos até setembro de 2025, dado que a taxa de inflação está acima da meta e a economia se mantém robusta, apesar da pressão do Presidente Donald Trump para que o Fed diminua a taxa de juros.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações