Economia

Publicado em 25 de Agosto às 08:28:45

Dados podem trazer surpresa em setembro

Após a forre revisão negativa dos dados do mercado de trabalho da economia brasileira nos últimos três meses, os investidores passaram a esperar pelo discurso de Jerome Powell, Presidente do Federal Reserve, no tradicional simpósio de Jackson Hole na semana passada.

Para grande parte dos analistas interpretaram o teor do discurso como claramente indicando que o Fomc deverá reduzir a taxa básica de juros da economia americana na próxima reunião em setembro, o que gerou forte desvalorização do Dólar nos mercados financeiros internacionais.

Entretanto, dois fatores precisam ser levados em consideração. Primeiro, o teor do discurso de Powell é, a nosso ver, dúbio em relação ao próximo movimento do Fomc. No discurso, Powell além de dar particular atenção aos dados fracos do mercado de trabalho, chamou também a atenção para o fato de que a taxa de inflação na economia americana está acima da meta já a quase cinco anos, o que tem preocupado vários diretores da instituição.

Um segundo ponto importante é o fato de que quatro diretores do Comitê declararam explicitamente ao longo das últimas semanas que, com os dados de hoje, não votariam por uma  queda da taxa de juros na reunião de setembro do Fomc, o que poderia reduzir a credibilidade do banco central e gerar desancoragem das expectativas.

Apesar destes sinais da parte do Presidente da autoridade monetária, praticamente 100% dos investidores passaram a esperar por queda da taxa básica de juros na próxima reunião em setembro. Nossa avaliação é que a decisão de setembro ainda está dependendo do comportamento dos dados, como o índice de preços ao consumidor e novos dados do mercado de trabalho.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações