Economia

Publicado em 25 de Outubro às 19:36:30

Dados reforçam o bom momento da economia norte-americana

A divulgação do resultado preliminar dos Índices de Gerentes de Compras (PMI) do mês de outubro reforçou o bom momento pelo qual passa a economia norte-americana.

As surpresas positivas foram generalizadas, com os PMIs vindo todos acima das expectativas. O índice composto se elevou a 51,0, bem acima das estimativas de 50,0. Já o PMI relativo ao setor de serviços subiu a 50,9, contrariando a previsão de queda para um patamar de contração de 49,7. O PMI industrial, por sua vez, foi para 50,0 pontos (patamar que não indica nem contração nem expansão da atividade econômica), também indo de encontro a expectativa de contração de 49,5. Com esses resultados, a atividade econômica continua a se expandir na virada do terceiro para o quarto trimestre.

Outro indicador que fortaleceu o bom momento vivido pelo país foi o resultado acima do esperado para as vendas de moradias novas. A alta mensal anualizada em setembro foi de 12,3% em relação a agosto, alcançando 759 mil unidades, ante expectativa de 685 mil apenas. Este resultado positivo se soma a outros dados promissores, de modo que já se torna evidente a ocorrência de uma inflexão no setor imobiliário em relação ao seu pior momento vivido mais cedo esse ano com a subida das taxas de juros das hipotecas.  

Tomados em conjunto, esses dados já apontam para um bom início de quarto trimestre para a economia americana, o qual pode vir a receber um carrego estatístico (impacto causado pelo resultado de um período no seguinte sem que haja mais nenhuma alteração na taxa de variação) ainda maior caso o resultado do terceiro trimestre, a ser divulgado nessa quinta-feira (26/10), confirme o número do “tracking” de atividade do FED de Atlanta (GDPNow) de crescimento anualizado de significativos 5,4% t/t.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações