Os dados da economia americana continuam dando sinais mistos. Os Índices de Gerentes de Compras (PMIs), divulgados nesta semana, surpreenderam os investidores, com comportamento abaixo das expectativas. O PMI do setor industrial caiu para 49,9 pontos, contra expectativas de 52 pt. e abaixo de 50 pt., nível abaixo do qual indica retração da atividade. O PMI do setor de serviços apontou 50,9 pt., expectativas de 52,2 pt. e o PMI composto 50,9 pt., também abaixo das expectativas de 52,5 pt.
Ao mesmo tempo, as vendas de novas moradias aumentaram 8,8% em março em relação a fevereiro, quando as expectativas apontavam para crescimento de 1,2% e as encomendas de bens duráveis aumentaram 2,6% em março em relação a fevereiro quando as expectativas apontavam para crescimento de 2,0% no mês.
Ao adotar a estratégia, desde meados de 2023, de colocar a definição da trajetória da taxa de juros da economia americana totalmente dependente dos dados, o Comitê de Mercado Aberto do Federal Reserve (banco central americano), o FOMC, acabou por tornar a política monetária do país e os preços dos ativos financeiros no mercado internacional praticamente imprevisível.