Depois do susto gerado pelos dados mais fracos do mercado de trabalho americano na última sexta feira, que foi interpretado por alguns investidores como um sinal de que a economia dos Estados Unidos estaria próxima a uma recessão e gerou forte queda dos preços dos ativos financeiros e aumento dos prêmios de risco no mundo, os mercados voltaram à normalidade na segunda feira.
Ao longo do processo, investidores chegaram a sugerir publicamente que o Comitê de mercado aberto do Federal Reserve (Fomc) convocaria uma reunião extra para iniciar o processo de redução dos juros imediatamente,, enquanto outros analistas indicavam que o Fomc deverá iniciar o processo com uma redução de 0,5 pontos de porcentagem nos juros em setembro.
Concretamente, como dissemos ao longo do final de semana, este é apenas um dado que mostra arrefecimento da economia e do mercado de trabalho americanos. É impossível saber se é um ponto fora da curva ou o início de uma tendência. Neste sentido, o retorno à normalidade já era esperado, pelo menos até que esta dúvida fique mais clara. O ponto importante é que, muito provavelmente, os investidores passarão a fazer um escrutínio mais cuidadoso dos dados. Em outras palavras, devemos esperar mais volatilidade até a reunião do Fomc em setembro.