Economia

Publicado em 15 de Novembro às 16:55:17

Desaceleração da inflação sustenta fim do ciclo de juros nos EUA

Os dados de inflação nos Estados Unidos divulgados ao longo da semana continuam em desaceleração e melhores que as expectativas dos investidores. O índice de Preços ao Consumidor (CPI) da economia americana divulgado na última terça feira mostrou um comportamento da inflação melhor que o esperado, tanto no índice cheio quanto no núcleo. Segundo este indicador, os preços ficaram estáveis no mês de outubro em relação a setembro, abaixo das expectativas de aumento de 0,1% no mês.

O núcleo do índice, que exclui as variações nos preços de alimentos e energia, variou 0,2% no mês, contra expectativas de variação de 0,3%. Em termos anuais, a taxa de inflação nos Estados Unidos atingiu 3,2% (expectativas de 3,3%), desacelerando em relação à variação de 3,7% do mês de setembro, enquanto o núcleo da inflação atingiu 4,0% (expectativas de 4,1%).

No mesmo sentido, o Índice de Preços ao Produtor (PPI) mostrou deflação de – 0,5% no mês de outubro. As expectativas dos investidores apontavam para uma variação de 0,1% e o núcleo do índice variou 0,1%, contra expectativa de 0,2%. Em termos anuais, o PPI variou 2,9%, um pouco acima das expectativas de variação de 2,7%.

Ainda que a inflação permaneça acima da meta de 2,0% ao ano, a tendência de queda observada nos últimos meses indica que, ao contrário de nossas expectativas, a política monetária começa a dar sinais mais claros de efetividade. Neste sentido, aumentou a probabilidade de que a taxa básica de juros dos Estados Unidos tenha atingido seu ponto mais elevado no atual ciclo de ajustes.

Diante deste cenário, a reação dos preços dos ativos financeiros nesta semana foi muito positiva, com queda das taxas de juros no mundo, valorização das ações e desvalorização do Dólar, tanto frente a seus pares quanto frente a moedas emergentes.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações