Economia

Publicado em 24 de Novembro às 08:19:33

Falta de liderança de Powell mantém decisão do Fomc no ar

No cenário internacional, persiste a divisão no Fomc, o comitê do Federal Reserve que decide as taxas de juros na economia americana. Tanto o teor da Ata da última reunião do comitê, os dados sobre o mercado de trabalho, ambos divulgados na semana passada, assim como as declarações de diferentes membros do comitê, mostram grande divisão em relação à decisão na reunião do próximo mês de dezembro.

Segundo a Ata da última reunião, “muitos sugeriram ser apropriado manter juros pelo resto do ano” e “alguns membros poderiam ter apoiado manutenção” enquanto “vários apontaram que corte em dezembro é adequado”. Entretanto, o Presidente do Federal Reserve de New York, John Williams sugeriu estar inclinado a votar por uma queda dos juros.

Por outro lado, os dados mostraram um mercado de trabalho mais forte que o esperado, com geração de 119 mil postos de trabalho quando as expectativas apontavam para 51 mil postos de trabalho, o que, segundo alguns dos membros do Fomc, indicam que a inflação permanece elevada e acima da meta e o mercado de trabalho está desacelerando, mas sob controle.

Diante deste cenário, persiste a dúvida em relação à decisão do Fomc em dezembro. Praticamente metade dos analistas consultados apostatavam na manutenção da taxa de juros, até o discurso do Presidente do Fed de New York, que é o vice-presidente do Fed, indicar que poderia votar por uma redução em dezembro.

O principal problema, a nosso ver, é a incapacidade do Presidente Jerome Powell de liderar o Fomc diante desta divisão.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações