Economia

Publicado em 21 de Novembro às 18:04:43

Falta senso de urgência por parte do governo

Lá se foram as eleições municipais, o encontro do G20 no Brasil e o governo continua adiando o anúncio do programa de ajuste fiscal prometido pelo Ministro da Fazenda.

Enquanto o programa não vem, os preços dos ativos continuam apresentando comportamento bastante negativo. O Dólar voltou a furar o nível de R$ 5,80, já “namorando” o nível de R$ 5,85, o IBOVESPA já caminha para os 126 mil pontos e permanece em tendência de queda e as taxas de juros já se aproximam do nível de 13,50% ao ano em todos os vencimentos.

Aparentemente, ao contrário do que os investidores esperavam, o programa não será anunciado esta semana. Segundo avaliações de pessoas ligadas ao processo, deverá ficar para a próxima semana, o que deverá gerar nova queda dos preços dos ativos.

Esta falta de urgência, pode ter um efeito particularmente importante no que tange à trajetória do Real frente ao Dólar, devido ao efeito da desvalorização cambial sobre as expectativas para a inflação. Com expectativas para a inflação em processo de desancoragem cada vez mais forte, eventualmente o Banco Central terá de acelerar a trajetória de aumento da SELIC já na reunião de dezembro, caso queira readquirir credibilidade junto aos investidores. Está faltando senso de urgência por parte do governo.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações