Economia

Publicado em 17 de Dezembro às 18:06:48

Flávio Bolsonaro surpreende

Após a escolha do Senador Flávio Bolsonaro como candidato à presidência da República na eleição de 2026 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, as primeiras pesquisas de opinião mostram que o Senador se mostrou bem mais competitivo do que esperado por muitos analistas. Entretanto, ao contrário desta avaliação, o Senador inicia a disputa com mais de 20% das intenções de voto.

Como o perfil do eleitor de Jair Bolsonaro é similar ao do governador de São Paulo Tarcísio de Freitas, uma parte importante dos possíveis eleitores de Tarcísio migraram para o Senador Bolsonaro, gerando uma redução importante do percentual das intenções de voto do governador.

Da mesma forma que o Senador Bolsonaro tenha herdado os votos do pai, ele herdou também a rejeição do ex-presidente. Apesar de iniciar a disputa com um percentual relativamente elevado de intenções de votos, a rejeição torna a eleição do Senador no segundo turno da eleição de 2026 pouco provável.

Todos os possíveis candidatos de direita, Flávio Bolsonaro, Tarcísio de Freitas, Ratinho jr., Romeu Zema e Ronaldo Caiado receberam praticamente o mesmo percentual de intenções de votos, aproximadamente 30% dos votos em um possível segundo turno, contra o Presidente Lula. Entretanto, Lula é candidato à reeleição enquanto os adversários estão apenas começando suas campanhas, o que indica que tem muito caminho ainda pela frente.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações