A entrevista do governador de Minas Gerais, Romeu Zema teve grande repercussão tanto na imprensa quanto entre os políticos. Na entrevista o governador anunciou a criação de um consórcio de estados do sul- (Cosud) para contrabalançar o poder político do consórcio de governadores do nordeste.
Indiretamente, o governador se declara candidato a Presidente da República em 2026, caso seja apoiado pelo ex-Presidente Jair Bolsonaro, se disse de direita, sem ser bolsonarista, “empurrou” o PT e seus aliados ainda mais para o norte-nordeste, discutiu e combateu as políticas sociais dos últimos anos que, segundo ele, transfere renda do sul-sudeste, que são as regiões mais produtivas do país, para o norte-nordeste, o que gera incentivos perversos para a economia. Ao mesmo tempo, colocou em cheque a discussão da Reforma Tributária e a composição do Conselho Federativo, o que põe fogo na discussão da Reforma no Senado.
Segundo o governador, “nós queremos é que o Brasil pare de avançar no sentido que avançou nos últimos anos – que é necessário, mas tem um limite – de só julgar que o Sul e o Sudeste são ricos e só eles têm que contribuir sem poder receber nada. (Sobre) A reforma tributária, fizemos outro questionamento. Está sendo criado um fundo para Nordeste, Centro-Oeste e Norte. Agora, o Sul e o Sudeste não têm pobreza?… Isso não pode ser intensificado, ano a ano, década a década. Se não você vai cair naquela história do produtor rural que começa só a dar um tratamento bom para as vaquinhas que produzem pouco e deixa de lado as que estão produzindo muito”.
Os governadores do nordeste e os políticos de esquerda, em particular, o Ministro da Justiça e a Presidente do Partido dos Trabalhadores, acusaram o governador mineiro de traidor da pátria, separatista, xenófobo, entre outros adjetivos. Como em 2019, estes mesmos políticos criaram o Consórcio Nordeste para defender os interesses da região, estas declarações mostram que eles “sentiram o golpe” e interpretaram a entrevista como uma tentativa de “encurralar” os partidos de esquerda no norte-nordeste.