Economia

Publicado em 24 de Abril às 18:17:45

Incerteza força Bancos Centrais a reduzir a marcha

O Presidente Donald Trump voltou a criticar a atuação do Presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. Segundo Trump, está na hora de retomar o processo de queda da taxa de juros na economia americana. Segundo ele, índice de preços do consumo (CPI) surpreendeu os analistas, mostrou deflação no mês de março, ao mesmo tempo em que os preços de energia continuam em trajetória de queda acentuada. Apesar disso, o Presidente voltou atrás das ameaças de demissão do Presidente do Fed.

Por outro lado, o Presidente e os diretores do Federal Reserve, assim como os diretores de outros bancos centrais, inclusive o Banco Central do Brasil, têm adotado uma atitude cuidadosa, diante da incapacidade de prever os efeitos das elevadas tarifas implementadas sobre as importações americanas.

Segundo o Diretor de Assuntos Internacionais e Gestão de Risco Corporativo do Banco Central Brasileiro, Paulo Picchetti, as tarifas são uma “quebra estrutural”, o que torna impossível antecipar os efeitos sobre a inflação mundial. Segundo o Diretor, a expectativa é que o forward guidance se mantenha com novo aumento da SELIC, devido á desancoragem das expectativas para a inflação até 2028. A pergunta é qual o tamanho do novo ajuste.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações