Economia

Publicado em 19 de Janeiro às 15:18:53

Independência do Federal Reserve em risco

As tentativas do presidente Trump de interferir nas decisões do Federal Reserve (banco central americano, Fed), as frequentes afirmações de que o Presidente do Fed está atrasado na redução dos juros, além dos ataques pessoais contra Jerome Powell, presidente do Fed, preocupam economistas, investidores e analistas.

O conflito foi agravado pela decisão do Departamento de Justiça (DoJ) de abrir uma investigação criminal contra o Presidente do Fed, em relação ao seu depoimento no Congresso americano sobre o custo da reforma da sede da instituição. Esta decisão do DoJ foi interpretada por economistas, inclusive os ex-presidentes do Fed, como tentativa de aumentar a pressão sobre o Presidente da instituição e interferir diretamente na independência do Fed.

O Presidente Powell será substituído em maio e dois candidatos são considerados favoritos ao cargo, Kevin Warsh e Kevin Hassett. A escolha de Kevin Warsh é preferida dos investidores por ser menos ligado diretamente a Trump, é atualmente diretor da instituição e tem maior probabilidade de conseguir manter a independência do Fed.

A independência dos bancos centrais é considerada pelos economistas como uma condição fundamental para o bom funcionamento da política monetária e o controle da inflação.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações