Economia

Publicado em 29 de Dezembro às 12:19:24

Inflação abaixo do esperado em 2025 não elimina riscos à frente

A inflação medida pelo IPCA deve encerrar 2025 em 4,3% no acumulado em 12 meses, resultado significativamente melhor do que o projetado pelo mercado no início do ano (5,0%, Boletim Focus). Com isso, o índice de preços volta a fechar um ano dentro do intervalo da meta de inflação pela primeira vez desde a pandemia, desacelerando em relação aos 4,8% a/a observados ao fim de 2024.

Apesar do desempenho mais benigno do que o inicialmente antecipado, a composição da dinâmica inflacionária ao longo do ano ainda inspira cautela. O principal sinal de alerta vem da heterogeneidade no comportamento das expectativas. Enquanto as expectativas de inflação para bens industriais e alimentação recuaram de 3,7% para 2,3% e de 6,3% para 1,5%, respectivamente, a expectativa para serviços permaneceu praticamente estável, passando de 6,2% para 6,1% no mesmo período.

Esse padrão sugere que boa parte da surpresa desinflacionária esteve concentrada em componentes mais sensíveis aos preços de commodities e à taxa de câmbio, que se beneficiaram de um ambiente externo mais favorável e de uma dinâmica mais benigna dos preços das commodities em reais. Em contrapartida, a inflação de serviços segue lateralizada em patamar incompatível com o cumprimento da meta, indicando que a economia permanece aquecida, mesmo sob uma política monetária significativamente contracionista.

Olhando à frente, o cenário inflacionário para 2026 tende a se tornar mais desafiador. A expectativa de maiores impulsos fiscais associados ao ciclo eleitoral, combinada à maior volatilidade típica desse período — com potenciais efeitos depreciativos sobre o real —, deve impor novas pressões sobre os preços. Embora uma taxa real de juros em torno de 9,0% exerça efeito contracionista relevante, esse impacto tende a ser parcialmente compensado por estímulos de natureza política, reforçando a avaliação do Banco Central de que será necessária a manutenção de uma política monetária restritiva por um período prolongado para assegurar a convergência da inflação à meta.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações