Economia

Publicado em 05 de Fevereiro às 08:38:20

Mercado de trabalho mostra que falta ainda muito trabalho para o Fomc

Os dados da economia americana divulgados na última sexta feira, mostram um mercado de trabalho ainda bastante apertado, com forte geração de postos de trabalho, taxa de desemprego muito baixa e aumento dos salários nominais. Segundo o relatório foram gerados 353 mil empregos nos Estados Unidos no mês de janeiro de 2024. O teto das estimativas dos analistas apontava para a geração de 290 mil e a mediana indicava a geração de 195 mil empregos.

Além do elevado número de empregos gerados no mês de janeiro, os dados de dezembro e novembro foram revisados significativamente para cima, de 216 mil para 333 mil empregos e de 173 mil para 182 mil empregos, respectivamente, 126 mil empregos a mais.

A taxa de desemprego permaneceu constante em 3,7% da força de trabalho, quando as expectativas apontavam para um aumento para 3,8% e o salário médio por hora apresentou um forte aumento de 0,55%, contra expectativas de 0,30%, incompatível com a meta de inflação de 2,0% ao ano.

Estes dados tiraram do horizonte a possibilidade de que o início do processo de redução das taxas de juros tenha início em março e, apesar dos comunicados das reuniões do Fomc serem bastante otimistas, alguns investidores começam a questionar se o mercado de trabalho não está acelerando e quanto de trabalho ainda falta ao Comitê para levar a inflação para a meta.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações