Os dados do mercado de trabalho da economia americana continuam surpreendendo positivamente. No mês de novembro, foram criados 199 mil postos de trabalho no país, levemente acima das expectativas dos analistas que apontavam para a criação de 198 mil postos de trabalho, sendo 150 mil no setor privado e 40 mil no setor público. O setor serviços continua sendo o maior gerador de empregos, 121 mil postos de trabalho em novembro.
A taxa de desemprego recuou 0,2 pontos de porcentagem, para 3,7% da força de trabalho, quando as expectativas dos analistas apontavam para estabilidade de 3,9%, mesmo tendo em consideração que a taxa de participação aumentou 0,1 pontos de porcentagem, chegando a 62,8% da População Economicamente Ativa. Ao mesmo tempo, o salário médio por hora aumentou 0,4% no mes (expectativas de 0,3%). Em doze meses o salário médio por hora aumentou 4,0%, em linha com as expectativas.
Este bom desempenho do mercado de trabalho levantou dúvidas quanto à possibilidade de o Federal Reserve conseguir iniciar o processo de queda dos juros já no primeiro trimestre de 2024. Após a divulgação do relatório de emprego, a maioria dos analistas passou a prever o início do processo em maio de 2024.