Economia

Publicado em 12 de Maio às 17:49:12

Negociações com sinais positivas. Mas é apenas o começo

As negociações entre China e Estados Unidos iniciadas no último final de semana tiveram um resultado bem mais positivas que o esperado pelos analistas. Em princípio, os dois países decidiram declarar uma pausa de 90 dias durantes a qual as tarifas serão reduzidas para 10% de modo geral nos dois países. As tarifas sobre fentanil serão mantidas em 20% e as tarifas sobre aço e alumínio permanecerão em 25% como antes.

Segundo estimativas feitas por analistas, a tarifa efetiva sobre as exportações chinesas para os Estados Unidos deve cair de níveis acima de 100% para algo próximo entre 30% e 40%, uma redução importante, mas ainda elevada para os padrões anteriores ao início da guerra tarifária. Por outro lado, não está claro que foi acordado um compromisso efetivo por parte do governo chinês de que irá abrir a economia para as exportações americanas, eliminando ou reduzindo as barreiras não tarifárias.

Para grande número de analistas, a expectativa é que o processo ainda está longe de estar próximo do fim e que idas e voltas deverão ser parte do processo até que um acordo final seja atingido.

De qualquer forma, as primeiras reações dos mercados financeiros foram positivas, com valorização do Dólar tanto no mercado internacional, em geral, assim como em relação ao Real, bolsas de valores com valorização e as taxas de juros em elevação. Ao mesmo tempo, os preços das commodities, em especial petróleo e minério de ferro, mostraram forte crescimento devido à percepção de que reduziu significativamente a probabilidade de uma recessão na economia mundial.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações