Economia

Publicado em 14 de Outubro às 08:13:09

Nos Estados Unidos, inflação acima do esperado define expectativa para juros

Os dados de inflação e de mercado de trabalho na economia americana surpreenderam os investidores e resultaram em mudanças importantes na expectativa em relação à próxima decisão sobre taxa básica de juros por parte do Comitê de Mercado Aberto (Fomc) do banco central americano.

O número de pedidos de auxílio desemprego veio acima do esperado, com 33 mil novos pedidos, atingindo um total de 258 mil pedidos na semana terminada em 5 de outubro, quando as expectativas eram de 229 mil pedidos. Ao mesmo tempo, o número de pedidos continuados de auxílio desemprego atingiu 1,861 milhões (mais 42 mil em relação à semana anterior) quando as expectativas eram de 1,828 milhões.

Além deste sinal de desaceleração do mercado de trabalho o sentimento do consumidor veio abaixo do esperado, atingindo 68,9 pontos, quando as expectativas eram de 70,2 pontos, segundo a Universidade de Michigan.

Por outro lado, a taxa de inflação ao nível do consumidor (CPI) atingiu 0,2% no mês de setembro e a taxa anual 2,4%. As expectativas apontavam para 0,1% e 2,3%, respectivamente. Ao mesmo tempo, o núcleo do índice atingiu 0,3% no mês de setembro e 3,3% em temos anuais (expectativas de 0,2% e 3,2% respectivamente).

Segundo a Universidade de Michigan, as expectativas para a inflação para 1 ano subiram de 2,7% para 2,9% e para 5 anos caíram de 3,1% para 3,0%, ambas bem acima da meta para a inflação do Federal Reserve, 2,0% ao ano.

Em conjunto, estes dados fizeram com que os investidores tirassem da mesa a possibilidade de redução da taxa básica de juros pelo Fomc em – 0,5 p.p. e aumentasse a probabilidade de uma redução de – 0,25 p.p. na reunião de novembro.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações