Economia

Publicado em 03 de Junho às 08:08:53

Perda de credibilidade do governo se intensifica

Uma semana relativamente tranquila no cenário internacional. Os dados da economia americana vieram em linha com as expectativas dos investidores, com o PIB mostrando desaceleração para crescimento de 1,3% no primeiro trimestre de 2024 em relação ao primeiro trimestre de 2023, após forte crescimento no quarto trimestre de 2023 e o Índice de Preços dos Gastos com Consumo, o PCE, mostrando variação anual de 3,3%, contra expectativas de 3,4% dos investidores, e o núcleo variando 3,6% (expectativas de 3,7%).

Ao mesmo tempo, no cenário interno, a relação entre o Legislativo e o Executivo mostrou deterioração, com a derrota do governo na votação dos vetos do presidente Lula a várias propostas aprovadas pelo Congresso, em especial, a lei que acaba com as chamadas “saidinhas” de presos e, em especial, a aprovação do veto do ex-presidente Bolsonaro que pretendia criminalizar as fake News. O que mostra a perda de controle do governo sobre sua base no Congresso.

Esta perda de controle indica menor probabilidade de aprovação de novas medidas de aumento de impostos necessárias para atingir a meta de superávit primário nos próximos anos, reduzindo ainda mais a credibilidade da política fiscal do governo.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações