Economia

Publicado em 24 de Setembro às 19:23:57

Perda de independência do Federal Reserve aumenta inclinação da curva de juros

O Secretário do Tesouro do governo americano, Scott Bessent, declarou que o Presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, foi muito tímido na reunião do Fomc na semana passada. Segundo ele, ao contrário da opinião de que as próximas decisões do Fomc deveriam ser cautelosas, Powell deveria ter sinalizado que o Comitê iria reduzir a taxa básica de juros em pelo menos 100 a 150 pontos base nas próximas reuniões.

Declarações como estas vindas do Secretário do Tesouro, reforçam a desconfiança entre os investidores em relação aos critérios que serão seguidos pelo Presidente Donald Trump na escolha dos novos diretores do Federal Reserve ao longo de seu mandato.

Para muitos investidores e analistas, o voto do novo membro do Fomc indicado pelo Presidente Trump, Stephen Miran, redução de 0,5 pontos de porcentagem na reunião da semana passada e a declaração de que votará por mais quatro reduções de 0,5 p.p., é um bom sinalizador do perfil dos próximos indicados por Trump.

O risco de perda de independência do Federal Reserve deve ter dois efeitos negativos. Aumenta a inclinação da curva de juros na economia, na medida em que a expectativa de uma queda não sustentável dos juros básicos pode gerar pressão inflacionária e exigir um aumento mais pronunciado da taxa de juros no futuro. Segundo, pode gerar desancoragem das expectativas e reduzir a potência da política monetária, aumentando o custo da estabilização no futuro.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações