Economia

Publicado em 03 de Abril às 18:02:41

Pesquisa Genial/Quaest mostra forte deterioração da avaliação do governo e do Presidente

A pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta semana mostra um cenário bastante adverso tanto para o Presidente Lula quanto para seu governo. Segundo a pesquisa, a desaprovação do governo mostrou forte aceleração entre janeiro e março de 2025, tendo suplantado a aprovação (56% contra 41%). Este aumento da desaprovação do governo ocorre em todos os grupos analisados, jovens e idosos, feminino e masculino, pobres e ricos e em todas as regiões do país.

Além da avaliação negativa do governo, a avaliação do presidente Lula também mostrou forte deterioração. Pelos dados da pesquisa, 41% dos eleitores avaliam o trabalho do presidente como ruim ou péssimo comparado a 27% que o consideram bom ou ótimo, 56% entendem que o país e a economia estão indo na direção errada, que a taxa de inflação é o principal problema do país neste momento e que o atual governo é pior que os outros dois mandatos do presidente Lula e o do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Finalmente, a maioria dos eleitores avalia que que o Presidente é mal intencionado e, provavelmente por esta razão, a estratégia do novo Ministro das Comunicações de aumentar a exposição do Presidente na mídia, foi considerada negativa pelos entrevistados. Ao mesmo tempo, sugere que a queda de popularidade pode ser um fenômeno estrutural e não apenas conjuntural.

É o fundo do poço ou ainda tem espaço para a desaprovação aumentar? Já atingiu o nível de não-retorno? Como responder a este cenário delicado? Estas e outras são questões que devem estar na cabeça dos estrategistas neste momento.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações