Economia

Publicado em 01 de Julho às 16:23:52

Porque a taxa neutra de juros e o hiato do produto foram subestimados no RTI?

No Relatório Trimestral de Inflação (RTI) divulgado pelo Banco Central do Brasil na semana passada, um ponto despertou a atenção dos analistas. Segundo o RTI, os modelos calculados pelo Banco Central indicam que a mediana das taxas neutras de juros atingiu 5,0%, mas a autoridade monetária utilizou o valor de 4,75% como a taxa neutra para fazer suas projeções.

Da mesma forma, a mediana das projeções dos modelos do Banco Central indicou um hiato do produto positivo, enquanto as projeções do Copom foram feitas com hiato do produto próximo de zero. Não existe qualquer explicação para estas decisões. Entretanto, estas decisões afetam os resultados das projeções.

Ao utilizar uma taxa de juros neutra e o hiato do produto menores que os estimados, caso os valores estimados sejam os corretos, o Copom está subestimando a taxa de juros necessária para atingir a meta para a inflação. Ou, alternativamente, o Copom estará perseguindo uma taxa de inflação maior que a meta estipulada pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). O Copom ficou devendo uma explicação para estas escolhas.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações