Economia

Publicado em 10 de Setembro às 18:49:21

Produção de bens de capital indica tendência de queda da taxa de investimentos

Após uma semana agitada, a semana que passou foi relativamente tranquila tanto no cenário interno quanto no internacional. Além da pesquisa Focus, que continua mostrando estabilidade das expectativas para a inflação em horizontes mais longos, acima das respectivas metas, foi divulgada a produção industrial do mês de julho, o primeiro dado de atividade do terceiro trimestre de 2023. Segundo o IBGE, a produção industrial no Brasil mostrou queda de – 0,6% em julho, em relação a junho, abaixo das expectativas dos analistas que esperavam uma queda de – 0,3%. Em relação a julho de 2022 a produção industrial caiu – 1,1%.

A queda da produção industrial foi generalizada, atingindo 17 dos 25 setores da indústria. A indústria de transformação apresentou queda de – 0,4% e a extrativa mineral – 1,4% no mês. Em especial, a produção de máquinas e equipamentos caiu – 5,0% e de bens de capital – 7,4% no mês, o que indica uma tendência à redução da taxa de investimento na economia brasileira que já se reflete nos dados do PIB divulgados na semana anterior.

No cenário internacional, os dados da economia americana continuam vindo sem direção única, com os dados de seguro desemprego em queda, taxa de desemprego em elevação. O PMI do setor de serviços surpreendeu positivamente, indo de 52,4 pontos para 54,5 pt. (acima de 50 pts. indica crescimento da atividade), ao mesmo tempo em que o custo unitário do trabalho surpreendeu negativamente, com aumento de 2,2% no trimestre. Com isto, o dado do CPI desta semana pode definir os próximos passos do Federal Reserve na definição das taxas de juros.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações