Dando continuidade à estratégia de ameaçar antes de implementar, o Presidente Donald Trump anunciou no final de semana que irá introduzir tarifas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio para os Estados Unidos. A expectativa é que a decisão seria implementada a partir de segunda feira.
Os países da União Europeia, em especial França e Alemanha, reagiram imediatamente indicando que deverão retaliar caso o governo americano decida efetivar o anúncio.
Os governos do Brasil e do México reagiram com parcimônia, indicando que, diante das idas e vindas do governo americano quanto à introdução de tarifas, somente irão se posicionar quando a decisão for efetivamente tomada.
Tarifas de 25% sobre as importações de aço e alumínio afetariam diretamente as exportações brasileiras, na medida em que o Brasil é o segundo mais importante exportador de aço para os Estados Unidos. Por outro lado, algumas siderúrgicas brasileiras têm parte de sua produção localizada nos Estados Unidos e serão afetadas positivamente com a introdução de tarifas.