Economia

Publicado em 27 de Fevereiro às 15:02:03

Qual será a próxima jogada?

Ontem, tivemos a divulgação dos dados do mercado de trabalho da PNAD Contínua do IBGE referentes ao trimestre móvel encerrado em janeiro. Os números apresentados corroboram a nossa avaliação de que o mercado de trabalho, apesar da deterioração do cenário macroeconômico, sugere que a economia deve passar por um processo de desaceleração bem gradual ao longo de 2025.

A taxa de desemprego avançou 0,3 p.p. em relação a dezembro do ano passado, atingindo 6,5% da força de trabalho, vindo melhor do que o consenso de mercado que tinha como expectativa uma elevação para 6,6% dada a sazonalidade negativa do período. Cabe destacar que, mesmo diante dessa elevação, a taxa de desemprego retornou para o menor nível já registrado em sua série histórica para um mês de janeiro, alcançado em 2014. Além disso, a análise, após ajuste sazonal dos indicadores, sugere que a taxa de desemprego ficou estável na passagem de dezembro para janeiro, reforçando a percepção de robustez do dado divulgado.

As divulgações dos dados de mercado de trabalho para o mês de janeiro reduzem o temor do mercado em relação à possibilidade de que uma recessão esteja contratada para o ano de 2025 devido ao ciclo de aperto monetário que está sendo implementado pelo BC. Entretanto, dada a perspectiva de que o mercado de trabalho siga operando acima do seu nível potencial, reacende-se o risco de que a inflação se mostre ainda mais persistente do que o antecipado.

Nesse contexto, avaliamos que o espaço de manobra do BC se mostra bastante limitado em 2025, de modo que, a entrega de uma Selic ao redor de 15,0% a.a. ao final do ciclo é muito difícil de não ser concretizada. Dada a aproximação do ciclo eleitoral, a decisão por manter a política monetária contracionista desencadeará uma resposta por parte do Executivo, principalmente no contexto atual marcado por uma forte queda de sua popularidade. Resta nos saber, qual será a próxima jogada?

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações