Economia

Publicado em 19 de Janeiro às 08:07:49

Redução de juros pelo Fomc aparentemente só em junho

Após o maior shutdown da história do governo americano, mais de 40 dias, durante o qual várias estatísticas importantes não foram divulgadas, fazendo com que o Federal Reserve tivesse de tomar decisões com pouca ou nenhuma informação. Neste período, O mais as decisões de política monetária pelo Fomc, tiveram de ser tomadas com pouca informação.

 Com o fim da paralização, os dados começaram a ser coletados e a serem divulgados normalmente, permitindo aos membros do Fomc terem mais informações sobre inflação e desemprego, os dois mandatos do Federal Reserve.

E os dados divulgados nesta semana, indicam um CPI dentro das expectativas dos membros do Fomc, 0,3% em janeiro em relação a dezembro, inflação anual de 2,7%, núcleo de inflação em 0,2% (expectativas de 0,35%) e núcleo de inflação em 2,7% em termos anuais. Em outras palavras, a taxa de inflação permanece acima da meta de 2,0% ao ano e não dá sinais de redução.

Ao mesmo tempo, os dados do mercado de trabalho têm mostrado um mercado robusto, com redução do número de pedidos de seguro desemprego, geração de 11.750 vagas por semana no setor privado, ISM de serviços e composto acima de 50 pts, que indica crescimento da atividade, índice Empire State de 7,7 pts. expectativa de 1,0 pts.

Diante destes dados, os investidores e analistas consultados pelo CME  passaram a esperar manutenção da taxa de juros na próxima reunião do Fomc em janeiro e a maior parte passou a prever queda apenas na reunião de junho.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações