Economia

Publicado em 14 de Agosto às 18:49:25

Repasse das tarifas para os preços fica mais evidente com salto na inflação ao produtor (PPI) nos EUA

A divulgação do Índice de Preços ao Produtor (PPI) de julho nos Estados Unidos surpreendeu a todos. Mesmo com um cenário mais pessimista do que o mercado (que tinha 0,2% m/m e 2,5% a/a para o PPI cheio e 0,2% m/m e 3,0% a/a para o núcleo do PPI) e capturando o direcional ao esperarmos 0,34% m/m e 2,67% a/a para o índice cheio e 0,26% m/m e 2,96% a/a para o núcleo, fomos surpreendidos com uma alta de 0,9% m/m e 3,3% a/a, e 0,9% m/m e 3,7% a/a respectivamente.

Um ponto curioso é que até uma outra métrica de núcleo, como uma que desconsidera os serviços relacionados ao comércio internacional além dos alimentos e da energia, também exibiu uma alta bem acima do esperado: 0,6% m/m e 2,8% a/a, ante expectativa de 0,2% m/m e 2,5% a/a. Isso sugere que mesmo num cenário contrafactual no qual não tivesse ocorrido a imposição de tarifas de importação, o dado específico desse mês de julho teria apresentado essa anomalia altista.

Embora o repasse desse número pior do PPI para as demais métricas de inflação ao consumidor (CPI e PCE) deva ser limitado por não se dar de forma integral, isso deve contribuir para manter a inflação pressionada, interrompendo o processo de convergência para a meta de 2,0%. Um efeito colateral dessa combinação de um PPI forte com um repasse limitado é que as margens de lucro empresariais devem sofrer daqui em diante.

Já em relação aos desdobramentos para a política monetária, essa única leitura “outlier” do PPI não deve impedir o banco central norte americano (Fed) de retomar o ciclo de corte de juros na próxima reunião (setembro). Por outro lado, esse dado pode contribuir para tirar do radar do mercado um corte agregado de 75 pontos base na taxa de juros esse ano: uma de 25 bps em cada uma das reuniões restantes (setembro, outubro e dezembro). Dado o repique inflacionário que é esperado por conta da elevação da alíquota média das tarifas de importação, já tínhamos a expectativa de apenas dois cortes de 25 bps em setembro e dezembro, projeção essa que fica mantida mesmo depois da forte surpresa altista desse último PPI.

Acesse o disclaimer.

Leitura Dinâmica

Recomendações